Institucional
Notícias
Atos Oficiais
Licitações
Finanças Municipais
Arrecadação
Conselhos Municipais
Obrômetro
Fale Conosco
Italva: Caos na saúde |
Mais denúncias graves na área da Saúde numa prefeitura da região. Desta vez, o descaso e o sofrimento atingem moradores de Italva, onde equipes do governo estadual realizaram uma inspeção na Secretaria Municipal de Saúde e na Casa de Saúde Imaculada Conceição – clínica particular que possui convênio com o poder público municipal. O prefeito Joelson Gomes Soares está sendo denunciado no Ministério Público (MP) por uso político de atendimento na Saúde como moeda de troca eleitoral, com a escolha seletiva e discriminação de pessoas por outras que são atendidas preferencialmente, de acordo com os seus interesses. A casa de saúde é alvo de uma série de irregularidades em sua estrutura de atendimento, inclusive por morte de paciente.
Segundo as denúncias que constam de um relatório do Conselho Regional de Enfermaria (Coren-RJ), o médico Ronald Faria Crespo, conhecido como dr. Roninho, proprietário da unidade de saúde, chega a fazer sozinho, sem um cirurgião-auxiliar, até 45 cirurgias num único dia, sendo ignoradas todas as mais elementares práticas de segurança e assepsia, incluindo a esterilização. As cirurgias rotineiras feitas por ele em sua maioria são cesarianas (a maioria com laqueadura de trompas), perineoplastia e histerectomias.
No inicio do mês, uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde esteve no município onde fez auditoria na casa de saúde, depois de suspeitas de fraudes com o dinheiro público. De acordo com as denúncias, exames e cirurgias estariam sendo autorizados pela prefeitura, mas não realizados.Depois da inspeção dos peritos na clínica, o proprietário e o prefeito andaram às turras. Ronald Crespo chegou a denunciar o prefeito no MP pelo uso do CNPJ e acusa Joelson de estar usando o seu nome para desviar dinheiro do SUS (Sistema Único de Saúde) com atendimentos que ele desconhece. Ronald chegou a comparar a situação de Italva a de São Francisco de Itabapoana.
Da redação com informações de O Diário |